quarta-feira, março 05, 2008

Carros


Eu queria conhecer o critério de criatividade das propagandas de pasta de dente, cigarro, cerveja e carro.

São todas rigorosamente iguais, seja qual for a marca.


Pasta de dente: gente brincando e, portanto, sorrindo. Até aí tudo bem.

Nas de cigarro, alguém praticando esporte. Não é um paradoxo?

Nas de cerveja: mulheres. Será verdade ou ilusão?


Agora, propaganda de carro é que me perturba de verdade.

Não fumo, raramente bebo e escovo os dentes três vezes por dia, portanto não tenho muitos problemas com esses temas.

Mas com carro é diferente.


Tenho sido castigado com momentos intermináveis dentro dele e acho que alguma coisa está diferente da realidade.

Vocês já repararam que em todas as propagandas de carro a cidade está deserta e o sujeito pode dirigir tranquilamente pelas ruas, curtindo seu carrão?

Isso não é real! Que cidade é essa? Onde é que fica, pra eu me mudar pra lá?

A realidade é a de cruéis engarrafamentos quilométricos, trânsito lentíssimo e gente dementada empalhando a passagem.


Eu me pergunto: por que ninguém teve a idéia original de fazer uma propaganda onde mostre o sujeito confortável em seu carro, no meio do engarrafamento, debaixo de um sol escaldante, sem nem se preocupar com o que ocorre à sua volta? Um carro que agüente o “primeira-segunda-primeira-segunda”?


O resto pra mim é ficção científica.