terça-feira, dezembro 29, 2009

Boas Festas




Em época de fim de ano o espírito natalino toma conta das pessoas. A cidade fica iluminada, há músicas de harpas e sinos por todos os lados, o comércio faz promoções irresistíveis para nos lembrar que chegou o Natal e o ano novo se aproxima. Assim, todos se acotovelam nos shoppings centers para comprar presentes para as pessoas queridas e homenagear o menino Jesus.

E como eu vejo esse espírito natalino se manifestar nas ações das pessoas: quem puder fure a fila, tome a vaga do outro, seja o primeiro, passe por cima, detenha o trânsito pelo tempo que precisar, não deixe o seu vizinho dormir, jogue lixo na rua, enfim, viva como se houvesse apenas você e seu umbigo nesse lindo planeta azul.

Você deve pensar: como ele é negativista. Mas na verdade, sou realista,. Vejo o que de fato ocorre. Apenas me lembro de como as coisas deveriam ser e não são.

Ser Natal e Ano-novo não tem qualquer significado além de uma data comercial em que as pessoas pontualmente fazem algo de diferente sem deixar de fazer o que já fazem de igual.

Boa sorte a todos que aprenderam o significado dessa época como sendo algo mais do que apenas comprar, presentear, se livrar de culpa e continuar sendo egoístas o resto do ano.