domingo, setembro 07, 2008

Fábulas




Hoje há uma aparente diferença quanto às expectativas dos sexos, desde a nossa tradicional compreensão até os dias atuais.


Na boba comédia “um conto quase de fadas”, o príncipe chega num cavalo branco, vê a princesa deitada num caixão de cristal e, sob os olhares dos bichos da floresta, acorda-a com um beijo.


Quando ela abre os olhos, já está de mau-humor, vai logo reclamando da demora do seu salvamento, dizendo que não poderia esperar outra coisa dos homens, que são todos uns molóides e manhosos.


Mesmo assim, ele, apaixonado, faz mil promessas. Fala que vai levá-la para o seu castelo, que vão se casar, que ela será “a sua princesa” e a toma no colo.


Mas ela imediatamente pula dali e pergunta: “do quê você está falando, quem disse que eu quero esse negócio de ser sua princesa? Grande vantagem essa! Pensa que eu não leio jornais? Já estou até vendo: festas, caçadas, aventuras em terras distantes, enquanto eu fico trancada no castelo. Depois vem filhos, adultério, separação e advogados. Eu tenho meus sonhos, meus anseios, minha carreira pela frente e ela não tem nada a ver com você. Muito obrigada”. E cai na estrada sozinha, deixando o príncipe com cara de tacho.


Para equilibrar, outro dia me mandaram a menor fábula do mundo, que conta: um sujeito encontra uma garota e pergunta “quer casar comigo?”. Ela se vira e diz “não”. Então ele foi feliz para sempre… podia sair com os amigos e chegar a hora que quisesse, não precisava pisar em ovos, responder perguntinhas capciosas nem sofrer com flutuações de humor mensais, etc, etc, etc …


Contra isso, dizem que estatisticamente o número de casamentos aumentou. Só não avisaram que o de divórcios também! E o mais grave de tudo: 100% dos divórcios começam num casamento!


Por que isso está acontecendo? Por que houve um desencanto dessa magnitude? Será que as nossas expectativas, de um para com o outro, mudaram tanto assim que não há mais pontos em comum suficientes para manter homens e mulheres unidos por muito tempo? Será nos encontramos no momento do desencontro, onde homens e mulheres caminharão para direções diferentes e sozinhos, depois de curtos períodos juntos? Será que, por não nos compreendermos, viveremos em sucessivos encontros e despedidas? Será que esses eventuais encontros serão não mais que tentativas temporárias de fazer dar certo, até aquele fatídico dia da separação ou da conformação?


Ou serão verdadeiras tentativas de fazer dar certo, de caminhar adiante, de viver, de experimentar, de aprender, mesmo que errando?


Hoje não ofereço respostas ou conclusões, apenas reflexões. Reconheço a minha incapacidade para lidar com o tema. Como diz a sapiência de Ana Carolina, “eu que não sei quase nada do mar, descobri que não sei nada de mim”.

14 comentários:

Unknown disse...

"O problema do casamento são as diferenças de expectativas: a mulher acha que o homem vai mudar após o casamento, enquanto que o homem acha que a mulher não vai mudar após o casamento."

.....rsrsrsr

Bju Bju

Kal-El disse...

K > Amigaaaa.. e o que tem de propaganda enganosa por ae??? Deveria ter um Procon dos Relacionamentos pra gente reclamar... kkkk..

Kal-El disse...

Continuando..
Se o problema antes do casamento são as diferenças.. e depois, com as in-diferenças?

Alguem disse...

Porque então não deixar de lado o casamento e somente amar....cada um em seu canto? Estaremos amando singularmente e nos distanciando das diferenças e indiferenças, voltando nosso olhar somente para o amor.
Ou não? rsrsrs

bjs

Alguem disse...

Ah! Corroborando Ana Carolina...pensam o mesmo os Alans, as Noemis, os Fernandos Pessoas, os Vinicius de Moraes, os Alexandres, os Edsons, as Berenices, e todos os Adãos e Evas....etc,etc,etc
Quem estava certo era Nietzsche quando afirmou o Eterno retorno do mesmo!

Unknown disse...

Amigo, amigo....imagina o tamanho da fila nesse setor do "procon"???

kkkkkkkkkk.....

Sabia q seria um investimento promissor,rsrsrs... nesse setor não faltaria cliente.

.....Enfim só não podemos desistir de acreditar no AMOR

Bju Bju

Unknown disse...

Se correr o bicho pega....
se ficar o bicho come...

quem já casou, sabe-se lá se quer repetir a dose!!!
e quem não casou, fala que é preciso passar por essa experiência, rsrsrs

Mesmo na dúvida, me de a liberdade....K..... KZE CMIGO!!! KKKK

Agora é so aguardar a resposta...
Te amo minha miga linda

Abraço amigo!!! parabéns mais uma vez pelo post

Anônimo disse...

Nooossa! Depois de reler esse texto me senti quase uma "mestranda" em encontros e despedidas... Olhei pra mim e vejo que descobri muitas coisas, ainda nao tenho coragem de compartilhar todas, mas sei que têm sido verdadeiros enCONtros, estar-com, com-partilhar, com-afeto!
Ei, e eu que não sei quase nada do mar descobri que sei tuuuuddooo de você!kkkkkkkkk
Bju qju

Kal-El disse...

Noemi > Ouvi dizer que quando o casamento foi inventado a expectativa de vida era a metade da que temos hoje. Hoje é a expectativa de vida do casamento que reduziu-se, na melhor hipótese, para a metade. Realmente, o "amor" dispensa casamento. Quem tem certidão de propriedade é coisa.

Kal-El disse...

K e Thiago > Pedido de casamento por aqui?? Quero ser o padrinho!!! Eis a grande aventura. Parabéns a quem ainda tem essa coragem. Por enquanto fico no aguardo da Mulher-Maravilha Maravilhosa!!!

Kal-El disse...

Rita > Mestranda em encontros e despedidas??? Mas pq? Foram tantas assim? Encontros, pode até ser, mas e as despedidas?
Vc olha olha e descobre que não sabe nada de nada.. aaaacha que sabe, só não sabe ainda.. huahuahua...
Obrigado pela participação. Até fevereiro agora. Bjus.

Anônimo disse...

"Mulher-Maravilha Maravilhosa" é a heroína dos dias de hj, que trabalha fora para ajudar nas contas de casa, mas tb efetua trabalhos "filantrópicos" de auxiliar doméstica para o marido e de babá para os filhos... E ainda dizem que elas só efetuam trabalhos leves...

Unknown disse...

Thiago me aguarde,kkkkkk......gaiato!!!

Seria uma honra ter vc Kal-el como padrinho, portanto ....

kauzamento tô fora...

Bju Bju

Anônimo disse...

Fevereiro chegou kkkk
hummm é mesmo, nessa parte ce tá sabendo tudo, não foram despedidas!

Agora, voce juurrrrra que não sabe que eu sei de tudo heheheh, inclusive conheço todas as cabines que voce usa pra vestir sua farda, Kal-el... é naaada :)
bejaum