domingo, agosto 31, 2008

O cão-didato



Eu sei que já escrevi sobre esse tema e já tinha prometido a mim mesmo apenas uma crítica por eleição. Mas nesta época de politicagem é irresistível mais esse desabafo, porque não tem nada mais chato do que um candidato.



O candidato é como fosse uma raposa que sorri para entrar no galinheiro. E esse sorriso amarelo está adesivado em pára-choques, estampado em cartazes e outdoor´s pela cidade; passando uma imagem de austeridade, de honestidade e de simpatia.



O candidato é o maior poluidor do meio-ambiente. Não basta a barulheira do nosso dia-a-dia. O candidato faz mais. Emporcalha tudo com sua marca. Ele quer ser visto e ouvido sempre.



O sujeito é o responsável pelo massacre de carros-de-som ensurdecedores pela cidade, repetindo incessantemente aquelas marchinhas hipnóticas e mal plageadas, para rimar seu nome com uma seqüência de números e assim digerirmos suas promessas.



É ele quem atrasa nosso deslocamento, gerando um cordel de carros que acompanham o seu desfile com destino a lugar algum. E o povo ainda acha pouco. Colabora com um buzinasso.



É o cara que espalha papel pelas ruas, que acaba com seu sossego, que promove queima de fogos e fanatismo popular, que rouba o seu direito de querer fugir de tudo isso na tv ou no rádio, porque até ali ele te persegue.



Ele só dá sossego quando é eleito.



Daí pra frente toma um banho de álcool e de perfume caro pra tirar a inhaca do povo, se embriaga no poder pra nos esquecer e passa a praticar as mais atrozes pilantragens para recuperar o investimento da campanha; sem ser perseguido por ninguém.



Ri pra nós antes para rir de nós depois. Seja sossego ou dinheiro, está sempre nos furtando.



Quero ver o cão, mas não quero ver o cão-didato!


3 comentários:

Unknown disse...

Além de aguentarmos todo esse bla, bla, bla estonteante, nauseante....
Ainda temos q aguentar pós eleiçao, os fanáticos eleitores,
reclamando de todos eles....

"Ai se eu soubesse não teria votado..."

Tenha Sta paciência....

Bju bju

Anônimo disse...

Impressionante! Escrevi sobre esse mesmo tema a uns 2 meses atrás. Me supreendi ao ver as mesmas idéias tratadas de formas parecidas... Claro, meu poder de eloqüência (se é que tenho)nem se compara ao que vejo aqui.

Feliz por não ser a única! - e por ser menos cega do que aparento.

bju

p.s.: promessas não devem ser feitas se não podemos cumprir... e num país como o nosso então...

Kal-El disse...

K > qualquer fanatistmo é 100% neurotizante de neurótico. O difícil é conseguir ficar à parte desse processo cíclico. Por isso que nunca me sinto desse planeta.

Pam > Mas que alegria ver vc por aqui! Obrigado pelo incentivo.
Sim, eloquência é importante, mas considero mais importante esse nosso protesto silencioso, que fica dentro das nossas cabeças, não concordando com essa pobreza vergonhosa.
Ce já parou pra pensar se vc é daqui desse planeta mesmo? Talvez tbm não seja.