domingo, novembro 16, 2008

If you don´t know me by now...


Há uma letra de música do Simply Red que adoro e que vem muito bem a calhar agora.


"If you don´t know me by now, you will never never never know me", numa tradução livre e simplificada quer dizer "se você não me conheceu até agora, não irá mais".


É surpreendente constatar o quanto o passar do tempo e os fatos da vida não são capazes de fazer com que as pessoas se conheçam completamente. Chega um dia em que constatamos que se esse conhecimento não chegou até agora, não chegará mais. A paciência acaba e a sensação de perda de tempo reina.


São surpresas desagradáveis, problemas repetitivos, expectativas insatisfeitas, pesadelos recorrentes; tudo inexplicado, ante o tanto que se conhece do outro, ante o tanto de problemas que se pode evitar – mas não se evita.


Relacionamentos assim viram “samba de uma nota só”; e Jobim não merece essa homenagem.


Se conhecer bem o passado prepara para o bom futuro, quando esse futuro não chega é hora de mudar o presente. É aí que se aplica o "se você não me conheceu até agora, não irá mais".


Se é pra falar de música de novo, prefiro citar os Rolling Stones: pedras que rolam não criam limo.


Limo não é uma coisa boa pra mim. Vou rolar bastante e tomar um banho de rio pra limpar o grude impregnado. Quem sabe lá eu encontro aquele cabeludo ruivo e agradeço por ter me aberto os olhos para o fato de que tudo na vida tem sua hora, seu tempo e seu limite.


Freud dizia que só o conhecimento traz o poder. Que esse conhecimento chegue, mas que ele só traga o poder de fazer o bem.



Um comentário:

Unknown disse...

Certa vez eu li que "para se viver um grande amor é preciso abrir as portas que fecham seu coração..quebrar barreiras construídas ao longo do tempo por amores do passado que foram em vão...é preciso muita renúncia em ser e mudança no pensar...é não esqueçer que ninguém vem PERFEITO para nós! É preciso ver o outro com os olhos da alma e se deixar cativar...renunciar ao que não agrada ao seu amor para que se moldem um ao outro como se molda uma escultura...aparando as arestas que podem machucar.
E quando decidir que chegou a sua hora de amar, lembre-se que é preciso haver identificação de almas...de gostos...de gestos...de pele...no modo de sentir e pensar! Numa suavidade morna de uma noite calma, é preciso se entregar de corpo e alma!
Quando vc estiver vivendo no clímax dessa paixão, que sinta que essa foi a melhor de suas escolhas..que foi seu grande desafio.
Mas, se assim não for...que nunca se arrependa pelo amor dado."
Não deixando tb de observar que na letra desta mesma música...tão apreciada por mim...uma passagem já dizia assim:
"Todos temos nossos próprios temperamentos esquisitos
Eu tenho o meu
Mulher, você também tem o seu"