domingo, julho 19, 2009

A paz do amor


Como advertiu Paulo Coelho: “amar é não estar em paz”; porque quem ama nunca está em paz.


Mas a falta de paz do amor é uma coisa boa.


Não é a falta de paz do tipo que perturba, que angustia, que dá a sensação de que o tempo não passa, que os problemas não se resolvem e estão sempre ali, nos alertando de sua presença.


A falta de paz boa do amor faz o nosso coração acelerar sim, mas é de felicidade, de uma ansiedade saudável, porque queremos fazer o tempo passar mais rápido para reencontrarmos logo a pessoa amada.


E quando encontramos a pessoa amada, a falta de paz boa do amor suaviza o tempo. Ele passa devagar, parece não passar, passa não passando e termina sem avisar, assim de surpresa mesmo. Mas não tem importância. Para quem ama, um segundo diante do outro já é bom demais. Não foram Roberto e Erasmo Carlos que disseram: “na paz do seu sorriso meus sonhos realizo e te beijo feliz”? Pois bem.


A falta de paz do amor perturba de uma forma boa porque deixa sempre um gostinho de quero mais. E lá no fundo a gente sabe que o mais um pouquinho que a gente quer uma hora chega de novo.


Embora saiba que paz é incompatível com o amor, tudo que eu quero dele é que ele me traga paz. Porque se quem ama não está em paz, menos paz ainda há para aquele que não ama.


Boa sorte a todos aqueles que escolheram que tipo de falta de paz querem para as suas vidas.





7 comentários:

LL disse...

Caramba... Fiquei tão confusa ao ler este texto, mas a confusão veio diante da "contradição" e metáforas em algumas frases expostas, tal como: “A falta de paz do amor perturba de uma forma boa porque deixa sempre um gostinho de quero mais”. Segundo o dicionário Aurélio, “Paz” significa: Harmonia, concórdia. / Sossego, tranqüilidade. / Calma, repouso. / Estado de não-beligerância. // Paz armada, paz que se sustenta pelo temor que os inimigos têm um do outro. // Fazer as pazes, reconciliar-se.

Sendo assim, como poderíamos querer ou optar por uma falta de paz no amor? Apesar de discordar de algumas frases concordei perfeitamente com esta: “Embora saiba que paz é incompatível com o amor, tudo que eu quero dele é que ele me traga paz”. No final das contas, o texto foi bem escrito e com palavras bem empregadas, apesar de dessa vez ter discordado do texto, mas não do tema (A Paz do Amor), no qual esperei outras palavras vindas de vc. De todo modo, se algumas pessoas optam por serem felizes sem paz, temos apenas que respeitar... Creio que usaria outra palavra, por muitas vezes, relendo agora o texto, a trocaria perfeitamente(apenas no texto) pela palavra “cobrança”(deixando claro o quento achei contraditório, rsrs). Não acho que se queira falta de paz em nenhum campo da vida, apesar de muitas vezes a paz sumir por um tempo, porém penso que nunca por vontade nossa. Espero que vc esteja em paz com a vida.

Kal-El disse...

LL,

Antes de tudo, meus agradecimentos pela sua participação tão rica, sem medos de se colocar, opinar sinceramente e expor suas idéias. Acho que é isso que promove o crescimentos das idéias.
Então deixe eu me explicar.

A falta de paz boa do amor venha ser aquela agonia de querer ver o quanto antes, de se perturbar de saudade, de nunca esquecer o quanto tudo é tão bom, é achar cada segundo precioso mas pouco, é enfrentar a inveja dos outros por tudo isso que se tem.

A falta de paz boa do amor, realmente, não tem a ver com discórdia, desarmonia, desassossego, agitação má, discussão, etc. Essa falta de paz não é boa e não a quero de maneira alguma.

Por isso que a falta de paz boa do amor é bom.. porque intranquiliza por querermos mais, por palpitar o coração, por tirar nossas noites de sono bem aproveitadas na companhia de quem se ama, é ficar doido pra o dia acabar pra se rever a pessoa amada.

Por isso que Paulo Coelho diz que a paz é incompatível com o amor. Porque amar é perturbante, entorpece os sentidos e a razão (nossa paz) não explica o que sentimos objetivamente. Amamos e pronto!

Particularmente, não lembro de ter amado alguma vez e ao mesmo tempo estar em paz. O simples fato do amor estar presente já mexeu comigo.

Enfim, a paz do amor é boa, mas porque o que ela faz de melhor é tirar a nossa paz, a nossa tranquilidade, nos agita e anima, nos acorda e sacode... tudo no bom sentido.
;)

LL disse...

Continuo sem concordar com essa metáfora de "falta de paz boa do amor". Do meu ponto de vista, sentimos tudo isso que vc denominou de "falta de paz boa do amor" exatamente pelo contrário, ou seja, a "presença da paz no amor", no qual a palavra paz, por si só, já dispensa o complemento "boa". Entendi perfeitamente o que vc quis dizer e concordo com o quão é bom estar sentindo tudo isso quando nos apaixonamos, amamos... Mas diferente de vc, sempre que gosto de verdade de alguém, é exatamente quando me sinto plenamente em paz. E, quando vejo que a paz está querendo "faltar", é exatamente a hora de parar, para que além da paz, não falte também o respeito e o carinho. Bom, espero ler mais textos "intrigantes" por aqui...
:)

Mulher Gato disse...

LL, voce esta trazendo bons questionamentos sobre a falta de paz boa do amor.

Até entendo o que voce quis dizer... mas eu, na condiçao de "Mulher Gato", quando estou amando, mas amando de verdade, sou tomada pela falta de paz boa. Isso quer dizer tudo o que o texto já diz, e ainda mais: que, se voce, depois de um tempo no relacionamento afetivo, continua sentindo esse "desassossego" ou essa "intranquilidade", esteja certa, minha cara, é sinal de que voce está na turma do super-herói certo. Eu já encontrei o meu! Ai ai...

Ah, se voce quiser eu uso meus poderes especiais pra te ajudar a encontrar um e depois voce me conta se vai preferir continuar na "presença da paz do amor", ok?

Unknown disse...

A confusão aqui tá grande...kkkk

Mas, pra explicar melhor o que vc quis dizer com "paz do amor", achei esse parágrafo na sua resposta à LL:

"Por isso que a falta de paz boa do amor é bom.. porque intranquiliza por querermos mais, por palpitar o coração, por tirar nossas noites de sono bem aproveitadas na companhia de quem se ama, é ficar doido pra o dia acabar pra se rever a pessoa amada."

É exatamente isso que entendo de Paz do amor!!E, ainda bem que eu a tenho..

Kal-El disse...

É... realmente constato que me fiz entender quando falei da falta de paz boa do amor.

É um vício-bom (espero que não haja mais problemas com essa expressão).

Quando se tem, não se quer mais deixar de ter, e tudo mais perde o sentido se essa falta de paz boa não está presente num relacionamento.

Observando do alto, o que vejo de mais intrigante nessa celeuma toda é que ela foi gerada por expressões como "paz" e "amor".

Não há dúvidas que, para entender o que é a falta de paz boa do amor, temos que, primeiro, passar pela falta de paz ruim, que permeia a maioria dos relacionamentos, amorosos ou não.

Viram como somos seres complicados?

Muita falta de paz boa a todos que amam.

LL disse...

Que confusão... Porém bem produtiva. Só quero deixar claro q é a minha opinião, apenas discordei da palavra "falta de paz no amor", de nada mais. Tudo isso relatado e que realmente sentimos, é mágico e maravilhoso, além de um bom sinal por estarmos com essas sensações por alguém que nos faz tão feliz.