sexta-feira, janeiro 23, 2009

Respeito


Ninguém procura advogado, médico e dentista por amenidades.

Se o Super aparece de repente é porque boa coisa não está acontecendo.

Diante do que tenho visto, volto das férias e o primeiro post do ano é sobre “respeito”.

Tenho visto muitas pessoas desrespeitarem as outras sob vários aspectos.
Desrespeito pela aparência, pela idade, pela etnia, pelo sexo já são comuns e até guerra causam.

No entanto, falo agora de um desrespeito mais sutil e que causa danos mais íntimos e de ordem espiritual.

Falo do desrespeito pela vida do outro. Falo do se incomodar com o que o outro faz ou deixa de fazer com a própria vida; falo da inveja, da fofoca, da intriga semeada para prejudicar e separar pessoas.

Condutas assim só expõem o verdadeiro íntimo do invejoso: a confusão mental e espiritual, a infelicidade crônica, a falta de objetivos, uma visão limitada e tacanha da realidade que o cerca, as más influências, os traumas, recalques e neuroses mal-resolvidas, o coração cheio de rancor e vazio de amor, dentre outros.

Mas isso não é incurável. Basta um pouquinho de esforço e de mudança de foco para dar um passo fora dessa vida de escuridão.

Respeite-se. Se dê ao respeito.

Afinal, desrespeito ao próximo é desrespeito a si mesmo. Quem disso usa se rebaixa mais do que a quem pretende prejudicar. Guardar rancor é como tomar veneno e querer que o outro morra.

Um ano novo cheio de respeito e de responsabilidade consigo próprio a todos.

2 comentários:

Unknown disse...

Estava passando por aqui para pedir ao Super que voltasse logo das férias e, olha só que notícia boa eu encontrei!!
Seus textos fazem falta viu..
Pegando carona nessa linha de "respeito-desrespeito-inveja-fofoca-etc..", quero deixar postado aqui um texto chamado "APRENDA A PERDOAR", que não deixa de ser a melhor conduta para esse tipo de problema.


"Destrua o hábito de pensar mal das pessoas e procure concentrar sua atenção nas virtudes delas. As pessoas são seres imperfeitos em busca da perfeição.
Nessa busca para fugir da dor e criar prazer para si mesmo, as pessoas podem nos machucar sem querer.
É muito triste que, nas dificuldades, a gente fique chateado com o mundo. Faz parte da nossa personalidade ter ciúme, inveja, mágoa, ressentimento, mas não podemos deixar que esses sentimentos tomem conta de nosso coração.
É triste ver alguém que permitiu que as dores de seus relacionamentos amorosos dominassem seu coração e o transformassem numa pessoa amargurada.
Ou observar alguém que, ao notar a evolução do concorrente, deixou a inveja tomar conta de sua alma e drenar a energia que poderia levá-lo a conseguir vitórias.
É fundamental estar sempre de coração limpo...deixar no passado as mágoas, os ressentimentos e tudo o que nos impede de trabalhar para realizar nossos sonhos.
Faça o melhor para você, mesmo que isso indiretamente beneficie as pessoas que você imagina que o magoaram.
Perdoar é sempre bom, por maior que seja a sua dor. Por isso, deixe as mágoas no passado!"

Anônimo disse...

.......................................................

BJU BJU